Total de visualizações de página

17 de abril de 2008

QUEM SOMOS?

Somos um grupo que trabalha com diversas linguagens artísticas referentes à cultura afro-brasileira: danças populares e afro, percussão dos diversos ritmos: coco, maracatu, samba de roda, ciranda, jongo, samba de partido alto e afoxé. Ao todo somos 16 participantes com formações e referências artísticas totalmente diversas, tais como: autodidatas, pesquisadores acadêmicos, artistas em processo de formação.
Contamos com atores, bailarinos, músicos, percussionistas, figurinistas, e produtores, com diversas idades que pela identificação com o universo da cultura popular e afro-brasileira se agrupam no Umoja, nome que na língua africana Swahili significa UNIDADE.
O grupo existe há um ano e meio com este nome e formação, no entanto, a maioria de seus integrantes são oriundos de outros grupos e experiências de muitos anos em nossa comunidade. O grupo Umoja tem consciência de que em seu trabalho está implícita todas as questões referentes à luta do negro no país justamente por ter em sua formação negros e mestiços, por pesquisar as manifestações, a história e a teoria afro-brasileiras, além das discussões em grupos sobre as diversas experiências pessoais. Neste sentido, a expressão do Umoja não pretende ser aquela que a todo instante fala do racismo, preconceito e dificuldade em ser negro no Brasil, e sim das formas de resistência que o negro tem construído ao longo destes anos, principalmente através de suas expressões artísticas, proporcionando o acesso à história e a cultura do negro no Brasil através do olhar do próprio negro

Nenhum comentário: