Total de visualizações de página

28 de maio de 2008

UMOJA NO PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA



No dia 22 de setembro de 2006 o Planetário Aristóteles Orsini voltou a funcionar. Foram sete anos, mas a espera valeu a pena. Ele volta com equipamentos modernos, de última geração. O projetor StarMaster, de fabricação da empresa alemã Carl Zeiss, substituiu o antigo Universarium III, e juntamente com 44 projetores periféricos e outros equipamentos, é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto do sistema solar. Por usar um moderno sistema de projeção (fibra óptica), todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.

O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro a ser instalado na América Latina, em 26 de janeiro de 1957. O prédio, de autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto G. Tibau e Antônio Carlos Pitombo, é inspirado na arquitetura dos anos 50, e é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Antes de fechar as portas, em 1999, o Planetário recebia anualmente mais de 350 mil visitantes - na sua maioria estudantes - e quase 4 milhões de pessoas já haviam assistido às projeções. O prédio foi interditado por apresentar problemas em sua infra-estrutura, causados por infiltrações e infestação de cupins.

Um restauro completo deixou o prédio novo em folha, pronto para receber o projetor StarMaster. A novidade é um elevador panorâmico que possibilita o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ao mezanino, localizado em pavimento superior à sala de projeção. Além disso, o processo de recuperação do prédio deixou aparente um revestimento de madeira trabalhado que envolve a cúpula de concreto, que antes ficava escondido por um forro.

Número de lugares: 280 lugares, sendo 7 para cadeirantes
Tem elevador para o mezanino e rampa de acesso

O Umoja se apresenta no dia 21/06/08, fazendo o sarau astronômico, trazendo a alegria do maracatu, do coco, da ciranda e de outras surpresas mais !


FIQUE LIGADO !

O espaço interno do planetário comporta até 300 pessoas . A apresentação será à partir das 20:00 hs .O ideal é chegar com uma hora de antecedência para garantir o seu lugar .

Até lá...





Realização : Planetários e Umoja

Nenhum comentário: